Como saber se sua empresa está lucrando ? Um ERP pode te ajudar nisso

Um dos maiores desafios de todo gestor de empresas é saber se a sua empresa está gerando um lucro satisfatório. Muitas vezes, erros de gestão geram conclusões equivocadas: podem indicar um cenário de prejuízo quando a sua empresa está em ascensão ou vice-versa. Uma ineficiência que não cabe num ambiente profissional.

Sabe qual pode ser a solução? Um sistema ERP. Quer saber como ele funciona? Prossiga a leitura do artigo.

O que é um sistema ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”, em tradução livre. Trata-se de um sistema integrado de gestão empresarial, uma plataforma que une as informações críticas de todos os setores de uma corporação, como contabilidade, vendas, fiscal, finanças, Recursos Humanos, entre outras possibilidades.

O objetivo deste tipo de software é muito simples: fazer a empresa falar a mesma língua. Isto é, a partir do momento que você permite uma troca de dados mais ágil entre os setores e automatiza determinadas tarefas repetitivas, você contribui para a automatização de processos, favorece as suas próprias tomadas de decisão e ainda consegue direcionar os seus esforços para o core business, isto é, a parte central de um negócio.

O ERP e o controle das finanças

Um dos preceitos para saber se a sua empresa realmente está lucrando é ter números confiáveis e atualizados. É exatamente aí que está a importância do ERP: afinal, é a partir dele que você terá uma visão mais global do negócio. Mas não apenas isso. Como os dados são automatizados, a margem de erro reduz de forma considerável.

Não é raro encontrar empresas que fazem o seu controle financeiro através de planilhas do Excel. Entretanto, este é um método cada vez mais ultrapassado. Em primeiro lugar, porque gera retrabalho, burocracia e toma o tempo de colaboradores que poderiam estar envolvidos em questões mais estratégicas do negócio.

Ademais, dados organizados em planilhas também são mais difíceis de serem localizados. Para completar, ainda há a questão da segurança dos dados. Um problema mais grave no computador pode eliminar todas as informações arquivadas.

Calculando o lucro

Com as informações financeiras da empresa em mãos fica fácil identificar se a sua empresa realmente está sendo rentável.

A base para o lucro é o total do faturamento em relação ao período determinado. Com relação às despesas, é preciso destacar que existem dois tipos: os custos fixos, que são aquelas obrigações fundamentais para manter a sua empresa de pé; e os custos variáveis, ou seja, os custos da mercadoria vendida ou serviço prestado.

Um cálculo para saber se a sua empresa está dando lucro é o seguinte:

Margem de contribuição = arrecadação – despesas variáveis

Resultado final = margem de contribuição – despesas fixas

Conte com o sistema ERP

Desta forma, a automação de processos com o ERP é fundamental para melhorar os processos do negócio, o que contribui diretamente para a margem de lucro da empresa.

Gostou das dicas? Se você está interessado em ter um sistema de gestão integrada na sua empresa, clique aqui e entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *