Como melhorar o atendimento ao cliente?
Procurar por meios de saber como melhorar o atendimento ao cliente deve ser uma busca contínua dos empresários e gestores de empresas em geral, especialmente se considerarmos que sem os clientes…não há como lucrar e não há o porquê de uma empresa existir.
Além disso, vale ressaltar que o comportamento de compra das pessoas hoje em dia está bem diferente. Atualmente os clientes chegam a preferir pagar um pouco mais caro por determinados tipos de produto ou serviço se a empresa oferecer a ele um atendimento eficiente e personalizado, além de entregas de qualidade, é claro.
O problema então gira em torno do fato de que nem sempre sabemos como melhorar o atendimento sem que isso gere grandes custos operacionais, o que mesmo assim, não chega a ser garantia alguma de sucesso.
Pensando nisso e focados em lhe ajudar, resolvemos fazer este artigo onde listaremos as principais boas práticas que visam a melhoria do atendimento ao cliente. Acompanhe o artigo!
Qual a importância do atendimento ao cliente?
Antes de falarmos sobre como, efetivamente, melhorar o atendimento ao cliente vale batermos um pouco mais na tecla da importância dessa preocupação no meio empresarial.
Em linhas gerais, conforme falamos, um bom atendimento tende a fazer com que o cliente escolha a sua empresa mediante a sua concorrência, ou seja, trata-se de um grande diferencial competitivo.
Mas a importância do atendimento eficiente vai muito além disso. Como é do conhecimento dos empresários em geral, o custo de aquisição de um cliente chega a ser 7 vezes maior que o da retenção de clientes. Com isso em mente, entendemos a importância de manter sua carteira de clientes e realizar vendas para aqueles que já conhecem o seu trabalho e qualidade dele. E a melhor maneira de fazer isso é com a combinação de fatores cruciais como a qualidade do produto ou serviço oferecido, os preços competitivos, as boas condições de pagamento (dependendo dos valores dos produtos) e, claro, o bom atendimento ao cliente.
Como melhorar este processo?
Uma vez compreendida a importância do atendimento ao cliente para o benefício do próprio negócio, podemos, enfim, começar a falar sobre os meios de viabilizar este processo.
- Ser ágil: o primeiro pilar do atendimento ao cliente é a agilidade. As pessoas hoje têm pressa (até por isso tendem a fazer suas compras através de seus celulares) e, exatamente por isso, não estão dispostas a esperar muito durante o processo do atendimento em si;
- Ser bom: ser ágil não interfere no fato de que os clientes estão em busca de algo bom. O cliente quer sim ser atendido com agilidade, mas ele também quer que seu problema seja resolvido com eficiência. Por isso, além de contar com produtos e serviços de qualidade, tenha certeza de que os colaboradores que estão em contato com os clientes estejam preparados para o atendimento, ou seja, saibam todas as especificidades dos seus produtos ou serviços, estejam familiarizados com a história da empresa e conheçam as condições comerciais possíveis para a negociação;
- Ser educado: outro ponto que merece atenção está relacionado à maneira como o cliente é tratado. Muitas vezes na ânsia de atender rápido ou atender vários clientes ao mesmo tempo, os colaboradores deixam de ser educados com seus clientes, que tendem a não perdoar esse tipo de comportamento e nunca mais interagir com a empresa;
- Conhecer seu cliente: por fim, a dica de conhecer o seu cliente vai depender do modelo de negócio de cada empresa, entretanto, seu conceito gira em torno de personalizar o atendimento. Muitas vezes, ao buscar um serviço, os clientes deixam alguns de seus dados disponíveis…esteja familiarizado com os dados e mostre ao cliente que você o estudou antes de entrar em contato. Além disso, para o caso de clientes que já possuam um histórico de compras junto à sua empresa é importante conhecer bem esse histórico…os clientes não têm muita paciência para repetir seus pedidos todos os meses, explicar suas necessidades e assim por diante.
Como a tecnologia pode ajudar
Como quase tudo que acontece nos dias de hoje, a tecnologia pode ajudar na melhoria do atendimento ao cliente também. E, em geral, a principal ferramenta que ajuda neste processo é um CRM.
Um CRM é uma ferramenta que auxilia na gestão do seus clientes deixando todos os dados relacionados aos clientes e possíveis clientes em um único lugar, desta forma, a organização das informações (especialmente se estivermos falando de grandes carteiras de clientes) é simplificada e mais confiável.
Lá, é possível armazenar todo o histórico do cliente salvando dados como prazos de entrega, pedidos anteriores, prazos para novos pedidos, condições comerciais oferecidas, reclamações e elogios e assim por diante. Além disso, a ferramenta auxilia os vendedores nos pontos que citamos no item anterior, permitindo a identificação do cliente e de suas especificidades com agilidade e eficiência.
Por fim, um CRM é capaz ainda de emitir avisos aos vendedores para que eles possam retornar contatos e reuniões sem nenhum esquecimento.
Bom, esperamos ter ajudado no processo de melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa. Sabemos que este é um processo que requer bastante atenção mas vale a pena. E se precisar de um CRM que o ajude fale conosco.