Dicas de como expandir o seu negócio: a hora é agora !

Dentro do mundo dos negócios é irrefutável a ideia de que toda a empresa tem o objetivo de alcançar o sucesso e poder expandir o seu negócio. Afinal, a rentabilidade e o posicionamento positivo no mercado são duas metas norteadoras de todo o trabalho desenvolvido pelos setores e colaboradores. Portanto, é importante estar atento aos sinais de que chegou a hora de dar o passo adiante. E como gestor você tem que estar disposto a investir, como na contratação de um sistema ERP.

Invista em um sistema de integração de informações

De que maneira você deseja expandir o seu negócio? A resposta para esta pergunta acontece por meio da avaliação de mercado, mas também a partir de uma análise financeira, estrutural e pessoal da empresa. Somente tendo a observação de todo o cenário interno é que as decisões podem ser tomadas. Este quadro fidedigno acontece com os relatórios e documentos originados muitas vezes a partir do apresentado pela movimentação do ERP.

O Planejamento de Recursos Empresariais – ERP – é um sistema de informações que integra todos os dados e processos de uma empresa em apenas uma única estrutura informatizada. Esta integração entre todas as partes pode acontecer de maneira regular, tendo como objetivo ser uma perspectiva funcional ou então ser elaborada para apresentar uma perspectiva sistêmica. Independente de como utilizar, a base de informações que ela traz é essencial para pensar o futuro dos negócios.

Como você quer expandir?

Tudo tem seu tempo e um momento de cada vez. Erra o gestor que ataca em diversas frentes ao mesmo tempo porque as chances de dar errado são sempre maiores. Primeiro é preciso entender que tudo tem o seu momento de expansão dentro de uma empresa. Não necessariamente ela é sinônimo de abrir filiais, já que esta é a primeira ideia que vem ao pensamento. Existem outras frentes a se investir e a sua equipe de gestão deve estar ciente disso.

Ganhos ao se expandir em vendas

Você também pode aumentar a quantidade de vendas dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Para que isso aconteça, toda a operação, desde gestão até estoque e atendimento, deve estar adequada a este novo momento, principalmente porque haverá maior produção e mais trabalho.

Seguindo pelo mesmo caminho, também tem que haver a melhora na comunicação entre a empresa e o cliente. Portanto, acaba sendo uma oportunidade de ampliar os canais de vendas. As redes sociais são as principais plataformas hoje em dia para ter contato direto com os clientes e conhecer o que eles esperam e precisam. Investir em marketplace é essencial.

Ganhos em pensar em novos clientes

Antes mesmo de sua empresa entrar em operação, ela precisou definir um público-alvo para quem se dedicaria a atender. Delimitar este perfil é fundamental para todo desenvolvimento de produtos, vendas e relacionamentos que vieram a seguir. A expansão também pode acontecer quando se procura novos públicos para atingir, isso é ampliação de horizontes.

O sistema ERP, implantado em sua empresa, será o principal parceiro neste processo de pensar novos alvos. O início é sempre composto de testes de mercado para saber o que vai ser aceito e o que não, o controle de tudo isso acontece através deste sistema de informações. A consequência é a ampliação da carteira de produtos e serviços.

A expansão geográfica é o último passo

A expansão geográfica é o último ponto, afinal há muitas outras frentes a se investir antes de dedicar tempo e dinheiro na procura de espaço, adequação, contratação de pessoal e marketing. Para empresas com atuação local, começar a vender para outras cidades, estados ou países ela primeiro deve ter uma base sólida, para que tenha meios e confiança de dar o passo seguinte.

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