Qual a importância da Gestão Contábil para o seu negócio?
Pensar em gestão contábil é pensar em gestão para empresa, é pensar em estratégias que auxiliem na organização de negócios e o façam manter uma saúde financeira mais estável e até mesmo alcançar o crescimento.
O problema é que embora a gestão contábil tenha um grande peso para o sucesso dos negócios, muitos empresários e gestores simplesmente não o fazem seja por falta de conhecimento, seja por negligência. E para as empresas que se encaixam no segundo grupo, vale lembrar que algumas das tarefas incluídas na gestão contábil são obrigatórias e, portanto, são passíveis de punições como multas caso não sejam devidamente realizadas.
Pensando nisso, decidimos fazer este artigo onde falaremos sobre a gestão contábil como um todo, ou seja, quais são as tarefas implícitas nesse tipo de gestão e como efetivamente realizar a gestão da contabilidade da empresa com maior agilidade e eficiência.
O que é gestão contábil?
De maneira bem sucinta, gestão contábil é a realização de todos os cálculos relativos aos impostos e a certificação de que a empresa atende todas as normas e legislações comerciais, previdenciárias e legais como um todo.
Por outro lado, é função desse tipo de gestão também é a identificação do estado da empresa em relação aos seus objetivos, que em geral, são previamente definidos. Isso se torna capaz através da organização e análise de uma série de dados que devem ser coletados durante as tarefas pertinentes à gestão contábil e avaliados.
As principais tarefas da gestão contábil
Depois de entendermos no que compreende a gestão contábil podemos esmiuçar um pouco mais as suas tarefas. A seguir, mostraremos todas as atividades pertinentes a gestão contábil. Veja:
Tarefas rotineiras:
- Balanços/Demonstrações Contábeis;
- Balancetes;
- Demonstração de Resultados;
- Análise periódicas;
- Apuração e controle de Lucro Real/Presumido;
- Controle de estoque;
- Controle de saldo de caixa;
- Consultoria Contábil e IRPJ;
- Emissão de livros obrigatórios (Diário, Razão, Lalur e outros).
Rotinas Mensais:
- Retenções de CSLL / IRPJ / INSS / ISS / PIS-PASEP / COFINS;
- Carnê Leão;
- Rotinas Semestrais ou Mensais;
- DCTF – Declaração de Créditos;
- DACON – Declaração Empresas Lucro Real;
- Rotinas Anuais;
- DIMOB;
- DIPJ;
- IRPF;
- DIRF;
- Declaração de Simples;
- Declaração de Imunes;
- Declaração de Isentas;
- Declaração de Extinção;
- Declaração de Inativas.
Departamento Pessoal
Rotinas:
- Admissão de funcionários;
- Elaboração de todos os documentos de admissão;
- Atualização de livro, registro e CTPS do funcionário;
- Processo de Rescisão;
- Acompanhamento a homologação.
Rotinas Mensais:
- Elaboração de folha de Pagamento e Pró-Labore;
- Emissão de Recibo de pagamento e Pró-Labore;
- Emissão de Guias de GPS;
- Elaboração de folha de autônomos;
- Emissão de Recibo de autônomos;
- Emissão de Guias de GPS de contribuinte individual;
- Emissão de Darf’s de IR;
- Emissão da Guia GFIP;
- Transmissão de CAGED;
- Contribuições Sindicais.
- Rotinas Anuais:
- Provisão de Férias e 13º Salário;
- Folha de 13º Salário;
- Recibos de pagamento de 1ª e 2ª parcela de 13º salário;
- Aviso de férias e recibo de pagamento;
- RAIS;
- Contribuições assistenciais;
- Emissão de Informe de Rendimentos dos funcionários.
Departamento Fiscal
Rotinas:
- ICMS, IPI, PIS, COFINS, SIMPLES E ISS;
- Emissão de carta de faturamento;
- Emissão de carta de correção de notas fiscais;
- Escrituração de livros (Entrada, Saída, Registro de Apuração de ICMS, Registro de Apuração de IPI, Inventário, Serviço, Modelo 51, 53 e 56).
Rotinas Mensais:
- GIA;
- DES;
- SINTEGRA;
- DECLARAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS.
Rotinas Anuais:
- DECLARAÇÃO DE SIMPLES;
- TFE;
Departamento Legal
Rotinas:
- Abertura, Alteração e Encerramento de empresas nos seguintes órgãos: Junta Comercial ou Cartório, Receita Federal, Prefeitura Municipal e Secretaria da Fazenda Estadual;
- Emissão de Certidões em diversos órgãos;
- Dívida Ativa;
- Procuradoria;
- Parcelamento de débitos em repartições Públicas, Estaduais, Municipais e Federais;
- Legalização de Empresas em todos os órgãos competentes;
- Preenchimento de cadastros.
Como otimizar todas as tarefas?
Como foi possível notar, são muitas as tarefas pertinentes à gestão contábil e, por isso, se faz necessária a ajuda de ferramentas que automatizam todo o processo e ofereçam mais agilidade além de e evitam erros e, neste caso, a melhor delas é o sistema de gestão integrada (ERP).
O ERP, ou Enterprise Resource Planning é uma ferramenta utilizada para Planejamento de Recursos Empresariais. Um software de alta complexidade, que realiza processos de gerenciamento administrativo, contábil e fiscal para empresas de todo tipo de porte ou nicho.
A confiabilidade de transferência de dados, é um dos principais motivos pelos quais a gestão contábil utiliza o sistema de gestão integrada. Além de proporcionar que atividades dia a dia de empresas possam ser feitas de forma satisfatória e otimizada em todos os departamentos, ele ainda gerencia todo o funcionamento da empresa e registra as informações rotineiras, não somente relacionadas à gestão contábil mas também relacionadas à dados de funcionários, estoque, logística, pagamentos, vendas e compras, clientes, fornecedores e assim por diante.
Além disso, a ferramenta ainda possibilita uma série de relatórios gerenciais que permitem aos empresários e gestores uma diversidade de dados consolidados que, posteriormente, são utilizados como insumos para um plano de ação pontual ou mesmo a tomada de uma decisão mais estratégica de maneira mais embasada e assertiva.
O único ponto de atenção quanto ao sistema está ligado à sua fornecedora. Atualmente existe um grande mercado de ERP e, com isso, é grande também o número de empresas fornecedoras e, por isso, é fundamental se certificar de que a empresa que desenvolve e fornece a ferramenta tenha o know-how para garantir que a ferramenta tenha total aderência ao seu modelo de negócio e, assim, possa abranger todos os processos internos de maneira mais eficiente.
Sendo assim, certifique-se de que a empresa fornecedora tenha experiência com seu nicho, tenha um bom sistema de implantação e suporte e conte com um bom portfólio de exemplo.
Bom, esperamos que os pontos referentes à gestão contábil de uma empresa tenham ficado o mais claro possível, entretanto, entendemos que este é um assunto bastante vasto e que ainda podem ter restado dúvidas, por isso, não exite em deixar aqui sua pergunta. Agora, se você quiser mais informações sobre Sistemas de Gestão Integrada, fale conosco.