A segurança das informações nas empresas

A segurança das informações nas empresas vêm se tornando assunto obrigatório, especialmente se começarmos a considerar a crescente utilização e popularização da internet onde bilhões de dados circulam diariamente e muitos deles sem qualquer tipo de proteção, ainda que sejam dados sigilosos de empresas ou pessoas físicas.  

E se estivermos falando em empresas, por exemplo, elas normalmente tendem a comunicar uma série de dados ligados à bancos, informações estratégicas, dados pessoais de seus colaboradores e fornecedores através da internet a todo tempo e, sendo assim, existe a necessidade de atuar de maneira preventiva e evitar que essas e outras informações possam chegar à mãos de pessoas indevidas ou até mesmo maliciosas.  

Exatamente por isso, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o conceito envolto à segurança das informações, qual a importância dela para as empresas em especial e como a sua empresa pode, de fato, proteger seus dados.  

Boa leitura.  

O que é segurança da informação?  

A segurança da informação é um conceito que atua através da defesa de uma série de dados, detalhes e afins para assegurar que eles sejam acessados somente por pessoas responsáveis de direito, as pessoas às quais os dados foram enviados ou que receberam autorização do proprietário dos dados.   

Além disso, a segurança da informação está ligada ao gerenciamento desses dados como um todo através de uma série de práticas que garantem o processamento, o armazenamento, a distribuição e o compartilhamento de forma íntegra e confidencial dos dados em questão.  

Dessa maneira, podemos considerar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade como sendo os pilares básicos do conceito de segurança da informação. Sendo assim :  

  • Integridade: garante que a informação compartilhada foi enviada ao seu destino de maneira íntegra, ou seja, sem alterações e entre máquinas e dispositivos incorruptíveis. Além disso, visa assegurar que as informações da empresa serão disponibilizadas e compartilhadas da mesma forma que foram finalizadas e salvas em um sistema;
  • Disponibilidade: garante que ​o acesso aos dados e informações estejam disponíveis aos seus usuários sempre que for preciso. Ou seja, deixar os dados disponíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar para os usuários autorizados;
  • Confidencialidade: garante que os dados em questão sejam acessados apenas por pessoas autorizadas. Em geral, essa decisão pode ter a ver com hierarquia e até mesmo com segredos industriais, que devem estar de acordo com as políticas de segurança de cada empresa.

   Qual a importância desse tipo de segurança para as empresas?  

No que diz respeito à segurança das informações para empresas, especificamente, os gestores dos negócios precisam estar cientes da quantidade de dados sigilosos que transmitem diariamente na internet. São informações bancárias, de seus colaboradores e fornecedores, dados fiscais e contábeis e até mesmo dados estratégicos sobre o negócio que precisam ser protegidas para que não caiam nas mãos de pessoas erradas ou até mesmo mal intencionadas.  

Vale lembrar também que quando falamos em segurança das informações falamos em manter os dados em segurança e à disposição dos interessados, ou seja, trabalhar não somente para que os dados sejam protegidos de invasões de terceiros mas também para que não sejam perdidos ou avariados.  

  Como garantir a segurança dos dados empresariais?  

Por fim, precisamos falar sobre como as empresas podem garantir a segurança das suas informações.  

Antes de mais nada, é necessário criar um planejamento para proteger dados e até mesmo seus produtos e serviços através do investimento em uma política de segurança baseada na cultura organizacional e, claro, ferramentas e infraestrutura. No que diz respeito à infraestrutura, é importante controlar o acesso externo às informações corporativas escolhendo sistemas de monitoramento eficientes, na estrutura do servidor e em sistemas de firewall, que funcionam como uma barreira de proteção que ajuda a bloquear na rede o acesso ao conteúdo malicioso. Além disso, é essencial cuidar do ambiente físico da organização tendo controle de equipamentos e máquinas em geral.  

Criar regras para senhas, e-mails e ligações telefônicas também são essenciais, assim, recomendamos que as senhas nunca sejam compartilhadas, que os colaboradores sejam treinados à identificar e-mails maliciosos e assim por diante. Quanto à ferramentas, nossa recomendação é contratar um Sistema de Gestão Integrado para o manuseio e gerenciamento das empresas. Esse sistema, em geral alocado na nuvem, possui seu banco de dados em servidores diferentes, o que dificulta que os dados empresariais sejam acessados por qualquer pessoa que não tenha autorização.  

Além disso, o sistema vai criando um banco de dados onde cada informação da empresa passa a ser armazenada e controlada de maneira a permitir que seja acessada a qualquer momento, desde que o usuário possua login, senha e acesso liberado aos dados em questão.  

Mas no que diz respeito à contratação deste sistema, é fundamental que a fornecedora do software tenha experiência e know-how no gerenciamento de dados. Atualmente existe um enorme número de empresas que fornecem softwares para o gerenciamento de negócios, o que não significa que todos tenham a expertise necessária para esse cuidado.  

Portanto, procure por fornecedoras conhecidas, peça referência de clientes e tire absolutamente qualquer dúvida que possa surgir antes mesmo de contratar o sistema. Nós, da Planwork, contamos com a experiência necessária para auxiliar no gerenciamento do seu negócio, mas caso tenha alguma dúvida, fale conosco. Esperamos que este artigo tenha esclarecido sobre a importância da segurança das informações e tenha deixado claro também seu conceito e aplicação. Obrigado pela leitura e até a próxima.  

 

 

 

 

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